terça-feira, 18 de setembro de 2012

SESSÃO APRENDENDO: CAMINHO DE PAZ. LUCAS 10.25-37 Parte VII

Para acompanhar a parte anterior:
http://360grausparacristo.blogspot.com.br/2012/09/sessao-aprendendo-caminho-de-paz-lucas_13.html

SEXTO NÍVEL
UNIR

Aquele samaritano chega em fim a estalagem. Lá ele gastou o que daria de um a dois meses de hospedagem e ainda usou seu crédito, para o caso de o gasto ser maior.
é provável que o estalajadeiro fosse do mesmo povo que o homem que o samaritano estava ajudando. Isso não fez ele baixar o preço. O samaritano precisou pagar para envolver outras pessoas no esforço de ajuda a alguém que precisava.
Sempre precisamos envolver outras pessoas quando decidimos transformar nosso caminho. Para envolver outras pessoas, precisamos usar nossa influência, nossos recursos e até arriscar nossa posição no grupo - nem sempre é fácil.

O individualismo é a marca do Caminho Sangrento. Para andar no Caminho de Paz precisamos unir pessoas que não se conhecem e reunir pessoas que não se dão.

"Quando JESUS entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontra-se com ele e pediu que currasse seu empregado. Ele disse:
-SENHOR, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
-Eu vou lá curá-lo!- Disse JESUS.
O oficial romano respondeu:
-Não, SENHOR! Eu não sou digno que o SENHOR entre em minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem ás minhas ordens. Digo para um: 'Vá lá', e ele vai. Digo para outro: 'Venha cá', e ele vem. E digo também para o meu empregado: 'Faça isto', e ele faz.
Quando JESUS ouviu isso, ficou muito admirado...
E JESUS disse ao oficial:
-Vá para casa, pois será feito como você crê.
E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado."
MATEUS 8.5-13
 
JESUS ficou admirado com a conduta desse oficial romano, e não é pra menos. O homem, mesmo ocupando uma posição privilegiada e sendo cidadão romano, se importava tanto com seu escravo que deu seu tempo e seu prestigio para envolver JESUS no assunto. Seu interesse, sua fé, seu esforço chamaram a atenção de JESUS e Ele se envolveu.
 
É notavel a hulmildade e simplicidade com que esse oficial foi conversar com  JESUS.
Ele não gritou, não exigiu, não ameaçou.
Unir e reunir pessoas exige paciência. Nossa indignação e irriação complica ainda mais as coisas. Querendo ser muitos radicais afastamos as pessoas, ao invés de conseguir a sua ajuda. Antes de fazer a paz entre as pessoas, precisamos ter paz em nós mesmos.
 Não era qualquer coisa que deixava JESUS admirado. A fé daquele oficial era algo muito especial. Essa fé juntou a necessidade do escravo e a capacidade de JESUS para ajudar.
Se queremos unir e reunir pessoas em torno de uma causa, precisamos ter fé.
Precisamos ter a certeza de que aquela é a coisa certa a fazer.


 
HORA DO DESAFIO
 
Diversos motivos impedem que as pessoas que podem enfrentar a violência sejam envolvidas. Elas podem até não serem informadas, ou chamadas e assim a violência permanece.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário